quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Origem do Cognome (Sobrenome)
Zoccarato é típico da Província de Padova na Região do Vêneto. Especificamente das comunas de Campodarsego, Santa Giustina in Colle, San Giorgio delle Pertiche. Ainda em Padova, há grande concentração em Limena e Vigodarzere. Já na Província do Vêneto, estão concentrados em Portogruaro, Caorle e Mira. A terminação em -ato induz-se a pensar que possa se tratar de uma forma patronímica que se refere a famílias dos filhos de um zoccaro, que poderia ser uma pessoa que cultivava e vendia zucche (abóboras), ou que recolhia e vendia zocchi (cepos ou peças de lenha/madeira), mas também uma pessoa proveniente de uma cidade do interior como Grisignano di Zocco ou como Pian dei Zocchi no vicentino. (La terminazione in -ato induce a pensare che si possa trattare di una forma patronimica riferendosi quindi a famiglie dei figli di uno zoccaro, che potrebbe essere uno che coltivava e vendeva zucche, o che raccoglieva e vendeva zocchi (ceppi o pezzi di legna), ma anche uno proveniente da un paese come Grisignano di Zocco o come Pian dei Zocchi nel vicentino.)
Fonte: http://www.cognomiitaliani.org/cognomi/cognomi0021e.htm
O nome Zuccherato é traduzido literalmente como "açucarado" o que designa também a possibilidade de se originar de uma família que trabalhava com açúcar (de beterraba européia), nomes como este surgiram muitas vezes de árabes ou de judeus que davam nomes de profissões ou árvores para sua família quando se convertiam ao cristianismo. Dzucherato 16:06, 31 Dezembro 2008 (EET)

Pequena Confusão do Cognome (Sobrenome)

Ainda não se sabe o por quê mas, algumas vezes a família Zoccarato era chamada de Zoccherato. Essa mistura do "ca" com o "che" é relativamente comum. Por exemplo a palavra "maccherone" em italiano é amplamente traduzido mundialmente como macaroni em inglês, ou macarrão em português. Sobrenomes italianos como Ceccato/Ceccheto ou Zuccato/Zuccheto também passaram por semelhantes confusões.
De qualquer modo é aparente que essa mistutra era tão comum que em alguns registros do então novo Reino da Itália, o fulano tinha seu sobrenome Zoccherato no índice do registro mas Zoccarato no registro propriamente dito; ou vice-versa. Outra ocorrência comum era no registro da pessoa, seu nome estar Zoccherato mas o nome da testemunha que era o pai, ou primo tinha o sobrenome Zoccarato; ou vice-versa.
Além do mais quando a família Zoccarato migrava para outras partes da Itália como na Venezia ou Mantova, o início do nome "Zo" mudava para "Zu". Como é o caso da Giovanna Regina que nasceu em Campodarsego em 1885 como Zoccarato e faleceu 4 anos depois (1889) em Mantova como Zuccherato.

Distribuição do Cognome (Sobrenome) na Itália

Zoccarato: Distribuição do Sobrenome na Itália: Presente em 64 comunas.
Zuccherato: Distribuição do Sobrenome na Itália: Presente em 13 comunas.
Zuccarato: Distribuição do Sobrenome na Itália: Presente em 13 comunas.
É evidente que a família original era a Zoccarato a qual à partir de sua migração para a Venezia e Mantova o nome mudou para Zuccarato e Zuccherato. Pode ver que a concentração dos Zuccarato e Zuccherato estão justamente em Mantova e Venezia ambas cidades em que encontramos ligação com os Zoccarato de Padova.
Por exemplo Angelo Zoccarato nascido em San Giorgio delle Pertiche, Padova faleceu como residente da cidade de Mira na Venezia. Inclusive a cidade de Mira é repleta de Zuccarato. Deduz-se que Angelo foi morar perto de seus parentes Zuccarato. Acima citamos o exemplo da Giovanna Regina Zoccarato que também era de Padova, Campodarsego mais especificamente, e faleceu em Mantova, cidade repleta de Zuccherato. Além do mais, duas famílias brasileiras descendentes de Zuccherato e Zuccarato descobriram recentemente que o nome do ancestral era na verdade Zoccarato. Essa confusão em parte é devido ao fato que alguns Zoccarato assinavam Zuccarato, Zoccherato, etc. Mas nos registros civís está claro que pertencem ao ramo original Zoccarato.

Imigração para o Brasil e Argentina

Dessa ambigüidade surgiu parte do ramo "Zuccaratto" que imigrou ao Espírtio Santo pelo navio Mario em 1888: Giovanni Zoccarato.
O primo do Giovanni, imigrou ao Brasil com sua família em 1894 e desembarcou no Rio de Janeiro e se estabeleceram em Minas Gerais: Luigi Zuccherato.
Outra parte da família Zoccarato desembarcou no Brasil, provavelmente em 1895 rumo a Minas Gerais: Antonio Zoccarato. (O pai do Antonio, Michele Zoccherato, era primo dos já citados Luigi Zuccherato e Giovanni Zoccarato.
Um dos primos do Antonio, citado acima, imigrou para a Argentina: Isidoro Zoccarato.
Outra parte da família Zoccarato veio da Itália no navio Fortunata Raggio para o porto de Santos no Brasil em 1896 e de lá para a cidade de São Carlos no interior do estado de São Paulo: Giorgio Zoccarato.
Outra parte da família Zoccarato embarcou no navio Sempione, e desembarcou no Brasil, no porto de Santos em 1897: Sante Zoccarato.

O Zoccarato Mais Antigo

Como todos os Zoccaratos provavelmente compartilham do mesmo ancestral, é fundamental que se trace a linhagem o mais para trás possível para que as famílias comecem a ser ligadas.
O Zoccarato mais antigo do qual se tem conhecimento até o momento é o Sebastiano Zoccarato nascido por volta de 1770. Simplesmente de ter ido uma geração para trás chegando a ele, já foi possível ligar algumas famílias de San Giorgio delle Pertiche e Campodarsego. Com um pouco mais de pesquisa, as famílias Zoccarato de Santa Giustina in Colle também serão acrescentadas.
Atualmente há centenas de registros extraídos dos microfilmes d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias que ainda não foram analisados. Portanto, ficam sintonizados que em breve mais progresso será acrescentado a grande árvore da família Zoccarato.
No Brasil existem outros sobrenomes que fazem parte da mesma família: Zuccherato (77), Zuccheratto (8), Zucheratto (1), Zucherato (1), Zuccarato (0), Zuccaratto (0), Zucarato (0), Zucaratto (0), Zocratto (1), Zocrato (2), Zoccarato (332), Zoccherato (1), Zaccarato (0).

Outros Links

Clã Zuccherato em Português Clan-Casata Zuccherato in Italiano Clan Zuccherato in English

3 comentários:

Anônimo disse...

Meu bisavô se chamava Antonio Zuccheratto,meu avô foi registrado Zuccaratto,meu pai por sua vez foi registrado Succarato, naquele tempo os escrivães diziam que era a mesma coisa!!!!!!Meus avos eram primos,minha avó era Commandulli...eles eram de curitiba-Pr...mas nossa familia de zuccherattos era bem grande

Anônimo disse...

p

Tiago Maia disse...

Silvia... quem eram os pais do seu bisavo antonio? e em q cidade ele se estabeleceu?